.jpg)
Essa viagem será propiciada pelo Projeto O Real e o Virtual do Centro Histórico de São Luís, que tem o objetivo de valorizar e divulgar, entre estudantes da rede pública do estado, o patrimônio histórico da capital ludovicense. Com recursos multimídia, o mapa vai aliar conteúdo e forma para explicar, de modo dinâmico e divertido, os detalhes da história e arquitetura de casarões e de outras construções antigas e, também, as curiosidades sobre ruas, praças, igrejas e logradouros.
Nesta segunda-feira começaram as apresentações do Mapa Multimídia, que contam com mesas-redondas e apreciação do material pelo público para 300 alunos de escolas públicas da capital. O evento ocorreu no Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), em São Luís. Participaram da solenidade de abertura do evento a arte – educadora Adalgisa Jesane Silva, Márcio Araújo, guia de turismo, Prof. Dr.Othon Bastos Filho pesquisador da área de informática e Rogério Ferreira da Silva, Gerente Comercial da Petrobras, além de Josael Nogueira Ribeiro, professor de artes da Unidade Integrada Bandeira Tribuzzi acompanhado de alunos das sétima e oitava séries da escola, a primeira a ser contemplada com o projeto.
Após conhecer um pouco sobre a cidade por meio do computador, os estudantes fizeram um passeio monitorado para ver de perto os pontos demonstrados no mapa virtual.
A Funarte – que desenvolve o Programa Conexão Artes Visuais, no qual O Real e o Virtual do Centro Histórico de São Luís foi aprovado, sendo o único projeto do Maranhão contemplado pelo Programa em 2007 –, acompanha a execução de algumas propostas aceitas. No caso do Real e Virtual, os representantes da Funarte afirmaram que a escolha ocorreu devido à abrangência social do Projeto, cuja iniciativa é da Organização Não Governamental PER (Programa Educacional para Reciclagem).
No final da série de apresentações, o mapa será demonstrado a escolas da capital e do interior por meio das 16 plataformas tecnológicas da Univima (Universidade Virtual do Maranhão).
O Projeto vai atingir estudantes da rede pública de Ensino Fundamental de São Luís e de 16 municípios. Segundo a coordenadora pedagógica de O Real e o Virtual, Tissiana Carvalhêdo, a perspectiva é que alunos e professores possam despertar um novo olhar sobre a cidade, usando a arte-educação como um dos instrumentos para essa descoberta.
Além das plataformas de ensino a distância como suporte para a divulgação, a viagem virtual terá outra mãozinha importante da tecnologia: é o mascote Filho Chico, criado especialmente para tornar mais interativo esse passeio pelo tempo.
O Projeto O Real e o Virtual do Centro Histórico de São Luís tem o patrocínio da PETROBRAS, realização do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, com o Programa Conexões Artes Visuais da Fundação Nacional de Arte da (Funarte) e o apoio da Associação Cultural Funarte (ACF). Após a fase de apresentação, os CD’s do mapa serão distribuídos para as bibliotecas das escolas participantes e para o acervo da Univima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário