domingo, 18 de maio de 2008

OAB realiza Congresso de Advocacia Ambiental


Os maiores especialistas brasileiros na área de advocacia ambiental participarão como conferencistas do II Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental, que começa nesta segunda-feira (19/5), às 18h30, no auditório da OAB, tendo como tema central ‘Segurança Jurídica para Empreender’. O evento é uma promoção da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Comissão de Defesa de Meio Ambiente (CDMA).
a
O congresso – que será aberto pelo presidente da OAB/MA, José Caldas Gois – terá cinco painéis temáticos. O primeiro – “Áreas Especialmente Protegidas” – ocorrerá logo após a solenidade de abertura e terá como expositores Alexandre Sion (Conflito Aparente Instaurado com a Criação de Unidades de Conservação em Terras Indígenas); William Freire (Cabimento de intervenção em APP fora das hipóteses da RES. CONAMA 369/06); Humberto Adami (Reparação: dos Bancos e Meio Ambiente à Escravidão dos Negros - Proposta - O Próximo passo); Luiz Carlos Aceti Junior (Aspectos Práticos do Licenciamento Ambiental para Recuperação de Áreas Degradadas). A presidência da Mesa ficará a cargo do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, João Batista Ericeira. Após as exposições, o mestre e doutor em Direito do Estado (USP), Toshio Mukai, vai proferir a palestra “Áreas de Preservação Permanente”.
a
O tema do segundo painel será “Cidades Sustentáveis”, tendo como expositores Samir Jorge Murad (O Local de Trabalho e o Ambiente Urbano); Alexandre Parigot de Souza (Aspectos Legais dos Novos Empreendimentos Civis Sustentáveis); Vicente Reis (Interesse Local e Meio Ambiente); Flávio Villela Ahmed (Instrumentos Jurídicos com Vistas às Cidades Sustentáveis); Carlos Alberto Maluf Sanseverino (Poluição Atmosférica nos Grandes Centros). Logo depois das exposições ocorrerá a palestra “Tutela Jurídica do Meio Ambiente Artificial e Direito a Cidades Sustentáveis” com o doutor e mestre em Direito das Relações Sociais,
Celso Antonio Pacheco Fiorillo. O advogado Hiran Miranda Fonseca, membro da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da OAB/MA presidirá os trabalhos do painel.
a
“Licenciamento Ambiental” será o tema do terceiro painel, que contará com a participação de Antonio Fernandes Cavalcante Junior (Lincenciamento Ambiental Municipal e a Regulamentação do Art. 23 da Constituição); Aloísio Pereira Neto (O Conflito de Competências no Licenciamento Ambiental); Walter Senise (Compensação Ambiental); Edson de Oliveira Braga Filho (O Licenciamento Ambiental, uma Visão Realista); e Marcelo Buzaglo Dantas (Conflitos de Atribuições entre Órgãos Integrantes do SISNAMA no Tocante ao Licenciamento Ambiental e à Fiscalização de Atividades Licenciadas). A palestra que será proferida após as exposições ficará a cargo do Paulo de Bessa Antunes, procurador regional da República e doutor em Direito pela UFRJ, que discorrerá sobre “Licenciamento Ambiental”. A advogada Lorena Sabóia Vieira, da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da OAB/MA, ficará na presidência da Mesa.
a
Com o tema “Código Florestal/Reserva Legal” o terceiro painel será presidido pelo professor universitário Antonino Pio de Carvalho e terá como expositores Mário Werneck (Comentários ao Projeto de Lei nº 6424/05 que altera o Código Florestal); Paulo Roberto Pereira de Souza (Compensação de Reserva Legal por Meio da Servidão Ambiental); Vanusa Murta Agrelli (Permissivos para Supressão de Reserva Legal); e Leonardo Pio da Silva Campos (Formas e Possibilidades de Compensação em Reserva legal). “Funcionalidade Jurídico-Ambiental do Instituto da Reserva Legal”, será o tema da palestra a ser proferida por Antonio Fernandes Pinheiro Pedro, secretário municipal de Meio Ambiente de São Luís e especialista em Direito Ambiental pela UNB.
a
A presidência da Mesa do último e quinto painel, que terá como tema “Aquecimento Global” ficará sob a responsabilidade do presidente da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da OAB/MA, Samir Jorge Murad. Do painel participarão Werner Grau (Iniciativas no Mercado Voluntário, notadamente as de Valoração Econômica das Florestas); Flávia Witkowski Frangetto (Fortalecimento do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo); Alencar João Dall´Agnol (Auditoria como Instrumento do Princípio da Prevenção); Márcio Medeiros (O Clima, A Economia e o Futuro da Amazônia); e Gláucia Peticov (Padrões para Emissão de Poluentes). Depois das exposições, Paulo Affonso Leme Machado fará uma palestra sobre “A Proteção Jurídica da Zona Costeira e o Aquecimento Global”.
a
O II Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental terá encerramento com o lançamento da 18ª edição do livro “Direito Ambiental Brasileiro”, de autoria do professor Paulo Affonso Leme Machado. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones: (98) 2107-5417. O e-mail para contato é esa@oabma.org.br.

Nenhum comentário: